sexta-feira, 22 de junho de 2012

O guia do mochileiro das galáxias


O Guia do Mochileiro das Galáxias pode ser conhecido pela série de rádio, série de tv, filme ou série em livros. Mas hoje, eu vou falar da série em livros, porque são os melhores.

A série de livros ficção cientifica/humor foi criada por Douglas Adams, com o início da série nos anos 80, e término nos anos 2000.
A série é uma trilogia de quatro livros, que por mero acaso, são cinco. Conta a história de um grupo de "amigos" em sua jornada pela galáxia.

Mas deixe-me explicar melhor.

O primeiro livro começa com Arthur Dent deitado na lama, impedindo a demolição de sua casa. Ele tem um amigo chamado Ford Prefect, um ser de outro planeta. A Terra está prestes a ser aniquilada, e Ford sabe disso, e chama Arthur pra fugir com ele para outro planeta.
Depois de um porre, os dois pegam carona em uma nave Vogon, e assistem a terra ser demolida. Depois disso, os vogons o expulsam da nave e os jogam no espaço sideral, mas quando faltava um segundo para a dupla morrer asfixiada, são salvos por Zaphod e Trillian. A partir daí, os quatro saem pela galáxia procurando a resposta para a vida, o universo e tudo mais, resolvendo enigmas que os envolvem, salvando muitas vezes o universo e, para tudo isso, consultando o guia do mochileiro das galáxias.

Talvez os melhores livros que já li, sendo pela aventura, pelo humor negro dos livros, todos os elementos envolvendo ficção científica, teorias bizarras sobre a vida e o universo somando com um robô maniaco-depressivo, dá no Guia do Mochileiro das Galáxias.


Algumas frases marcantes dos livros:

  • A história de todas as grandes civilizações tende a atravessar três fases distintas: a da Sobrevivência, a da interrogação e a da Sofisticação. A Sobrevivência pode ser caracterizada pela pergunta: “Como vamos poder comer?”; a interrogação, pela pergunta: “Por que comemos?” e A Sofisticação, pela pergunta: “Aonde vamos almoçar?”.
  • O homem é a terceira espécie mais inteligente do planeta Terra. Apenas atrás dos golfinhos e dos ratos.
  • Classificado com um dos dez instrumentos mais irritantes, o violino foi banido de todos os mundos civilizados em todas as galáxias
  • Uma toalha é o objeto de maior utilidade que um mochileiro interestelar pode possuir. Uma toalha molhada é uma ótima arma no combate corpo-a-corpo.
  • Os ratos são a raça mais inteligente da Terra.
  • Os golfinhos são a segunda espécie mais inteligente da Terra. Toda aquela brincadeira na água é só uma fachada.
  • Há uma teoria de que se um dia alguém descobrir para que serve o universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e algo ainda mais estranho e improvável o substituirá. Há outra teoria dizendo que isso já aconteceu.
  • Com QI de 161612, Marvin, o Andróide, é 30 bilhões de vezes mais inteligente do que um colchão.
  • 42 é a resposta à questão fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais.


    Devido ao enorme sucesso dos livros, o Guia do Mochileiro das galáxias ganhou uma adaptação cinematográfica em 2005. 
                                                                         Trailer:








    Bom fds pra vocês! Twitter, tumblr!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário