quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ultraje a Rigor !

O Ultraje a Rigor foi formado no final de 1980, inicialmente como uma banda de covers, principalmente Beatles e rock dos anos sessenta. Depois de algumas formações provisórias, Roger, Sílvio e Edgard Scandurra começaram a se apresentar em festas e barzinhos.



Em 1982, ainda sem um nome fixo, decidiram por Ultraje a Rigor e logo depois, Sílvio sairia, ficando Maurício em seu lugar. Com esta formação, em 1983, participaram do projeto Boca no Trombone, do Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, seu primeiro show só com composições próprias. Foram contratados após uma das apresentações pelo produtor Pena Schmidt, da WEA.

Gravaram o primeiro compacto, que, por problemas com a censura, só saiu em outubro daquele ano. Após a gravação do compacto, agora fazendo mais shows, Edgard, já na época com o Ira, não pôde mais se dividir entre as duas bandas. Para o seu lugar foi chamado Carlinhos e, com esta formação, gravaram seu segundo compacto em 1984.

Seu primeiro LP, lançado a seguir e puxado inicialmente por "Ciúmes", foi um enorme sucesso. Foi o primeiro LP de rock nacional a conseguir discos de ouro e platina. No começo de 1986, gravaram um EP chamado "Maryluep", já em 1987, gravaram seu segundo LP. Durante a gravação deste disco, Carlinhos saiu para dar lugar Sérgio Serra na guitarra.

Em 1989, gravaram o seu terceiro LP e, no ano seguinte, o Ultraje lança um disco de 'covers' que faziam parte de seu repertório original. Maurício muda-se para Miami e Andria Busic entra em seu lugar provisoriamente, sendo substituído por Oswaldo um mês depois. Logo após uma longa turnê o desgaste acaba provocando a saída dos integrantes, com exceção de Roger que passa a procurar novos músicos para dar continuidade ao trabalho.

Encontra Flávio Suete, baterista que indica Serginho Petroni, baixista. Juntos, começam a fazer audições para novos guitarristas e selecionam Heraldo Parmann. Em 1992, descontentes com a gravadora, gravam de maneira independente "Ah, Se eu Fosse Homem" e, em 1993 lançam seu sexto LP, o quarto com músicas inéditas.

Depois do lançamento de várias coletâneas, em 1999 Serginho deixa a banda e Mingau assume o baixo. Logo depois, o Ultraje a Rigor assina contrato com a Deckdisc/Abril Music para lançar um disco ao vivo, com algumas canções inéditas gravadas em estúdio. Em maio de 2002, novamente o Ultraje precisa de um ajuste na formação. Logo antes de começarem as gravações de Os Invisíveis Flávio e Heraldo saem para o retorno de Sérgio Serra, e a entrada de Bacalhau, ex-Rumbora e Little Quail.

Bom é isso a banda é muito foda, uma das melhores nacionais e fica a discografia pra quem gostou http://www.casaderock.com.br/2009/05/ultraje-rigor-discografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário