Death Note ("Caderno da morte") é uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata.
Light Yagami (Raito Yagami) é um jovem estudante prodígio que leva uma vida considerada entediante ao seu ponto de vista. Isso muda quando ele encontra um estranho caderno com o título de "Death Note" no chão em um dia de 2003. No ínicio, Raito imagina ser apenas uma brincadeira de mal gosto, mas, após testá-lo, começa a aplicar uma espécie de "punição divina" aos criminosos. Não demora para Raito descobrir que o caderno possui um dono: um shinigami chamado Ryuuku. Devido aos acontecimentos que se seguem, a polícia começa a suspeitar que alguém é responsável pelas mortes misteriosas dos criminosos. Então, a força policial começa a trabalhar em conjunto com "L", nomeado o melhor detetive do mundo. Light (Raito) agora intitulado de Kira (Killer) por seus admiradores e pela imprensa, continua com seu objetivo de limpar o mundo, assassinando criminosos pelo Japão. Começa então um jogo de gato e rato entre L e Light (Raito) para ver quem terá sua identidade exposta primeiro.
Personagens principais:
Light Yagami: Estudante que encontra um caderno nomeado Death Note, que foi propositalmente derrubado no mundo dos humanos pelo shinigami Ryuk. Após confirmar a veracidade do caderno, Light passa a punir criminosos de todo o mundo, assim recebendo da mídia a alcunha Kira (corruptela de killer, assassino em inglês).
L Lawliet: Maior detetive do mundo, L possui também as identidades de Hideki Ryuga, Ryuzaki, Eraldo Coil (Ssuposto segundo maior detetive do mundo) e Deneuve (Suposto terceiro maior detetive). L se interessa imediatamente pelo caso Kira e passa a colaborar com a polícia japonesa. Mais adiante, forma uma equipe de investigação para capturar Kira.
Misa Amane: Atriz e modelo, é muito imatura, por isso tende a irritar-se com facilidade. Assume a identidade de Segundo Kira após receber um Death Note da shinigami Remu. Como é agradecida a Kira por punir o assassino de seus pais, quer colaborar e participar do "Novo Mundo" sugerido por ele. Apaixonou-se por Light a primeira vista e fará qualquer coisa por ele.
Traço marcante:
Um traço marcante da série, considerado polêmico por muitos, são as personalidades frias dos personagens centrais (Light, L, Near, Mello).
Em todos eles nota-se claramente um perfil psicopata. São extremamente frios e calculistas, priorizando os fins, menosprezando os meios. Light, por exemplo, apesar de ter ficado abalado em seu primeiro uso do caderno da morte, se mostra indiferente ao escrever nomes no caderno, um ato assassino.
E, de fato, eles se enquadram perfeitamente naquilo que se considera psicopata. São frios, calculistas, possuem boa lábia e desprezam os valores morais para atingir seus objetivos. No caso de Light e Mello, são bastante sociáveis. L e Near aparentam ser autistas, mas ainda assim, frios.
Outro elemento psicológico bastante evidenciado na trama é a superdotação. Os personagens centrais são todos superdotados. Vários elementos nos permitem dizer isso, dentre eles:
* Light, ainda na adolescência, ajudou seu pai a resolver dois casos criminais;
* Light foi aprovado no vestibular com pontuação perfeita, tal como L;
* L foi considerado o melhor detetive do mundo;
* L, Near e Mello viveram em um orfanato de superdotados, como a própria obra afirma;
* Near é capaz de assistir a várias televisões ao mesmo tempo;
* Mello formou uma organização criminosa muito "bem-sucedida".
Enfim, superdotação e psicopatia são dois elementos que andam juntos na obra, elementos que valorizam a razão. Deduções que ocupam páginas inteiras são comuns nesse mangá.
Então, só posso dizer que Death Note é um dos animes mais FODAS que eu já vi, sem dúvidas! Ele te faz pensar de forma lógica assim como os personagens, e eu gosto disso.
Quem quiser baixar, tem todos os episódios nesse link aqui: http://centraldeanimes.com.br/downloads/death-note.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário