O nome My Chemical Romance foi inspirado no livro de Irvine Welsh "Four Tales Of A Chemical Romance". A banda teve início no ano 2001, em New Jersey, quando o vocalista Gerard Way e o ex-baterista Matt Pelissier resolveram compor algumas músicas. Eles comporam "Skylines and Turnstiles", e então resolveram chamar o guitarrista Ray Toro para ajudar. A banda se completou quando Mikey, irmão de Gerard, entrou para tocar baixo e Frank Iero como guitarra base.
Em 2002 eles assinaram um contrato com a Eyeball Records e lançaram o seu álbum de estréia "I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love", que foi criado em apenas duas semanas. O álbum foi um sucesso! Sendo assim, apareceram várias ofertas de turnês para a banda. Em 2003 eles assinaram com a Warner, e em 2004 eles lançaram o CD "Three Cheers for Sweet Revenge", que foi o estouro para mundo todo, tendo como número um nas paradas as músicas I'm Not Okay (I Promise) e Helena. O até então baterista Matt Pelissier foi convidado a se retirar da banda e foi aí que o baterista Bob Bryar (Ex-roadie da banda The Used) se uniu a banda. Em 24 de Outubro de 2006 a banda lança o seu novo álbum intitulado "The Black Parade", que contém alguns sucessos como "Welcome To The Black Parade" e "I Don't Love You". Até então, o álbum mais bem sucedido da banda, alcançando o segundo lugar da Billboard e UK Albums Chart.
Em fevereiro de 2008, a banda fez uma grande turnê pela América do Sul, e fez a alegria dos fãs brasileiros com quatro shows realizados em terras tupiniquins; shows esses que passaram pelo Rio de Janeiro, Curitiba e com dois shows em São Paulo. Além dos shows no Brasil, a banda também se apresentou na Argentina, no Chile e na Venezuela!
Em 2009, sob a tutela de Brendan O'Brien , a banda anunciou que o quarto álbum da banda seguiria uma linha diferente dos anteriores: seria o primeiro álbum não conceitual e com um som mais sujo, resgatando o velho punk de garagem.
Porém, em Março de 2010, aparentemente por motivações pessoais (a banda não divulgou oficialmente o motivo), Frank anunciou no site oficial da banda que Bob Bryar não fazia mais parte do MCR.
Assim nasceu o Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys: álbum conceitual que conta a história de quatro "Killjoys": Party Poison (Gerard Way), Jet Star (Ray Toro), Fun Ghoul (Frank Iero) e Kobra Kid (Mikey Way) que lutam contra a corporação malígna "Better Living Industries" (BL/ind.) no ano de 2019, são guiados por um DJ de uma rádio pirata, chamado de Dr. Death Defying.
Integrantes da Banda
Formação atual
Gerard Way — vocal (2001-presente)
Mikey Way — baixo (2001-presente)
Ray Toro — guitarra solo, violão, vocal de apoio (2001-presente)
Frank Iero — guitarra rítmica, vocal de apoio (2002-presente)
Ex-integrantes
Matt Pelissier — bateria (2001-2004)
Bob Bryar — bateria (2004-2010)
Integrantes de tour
James Dewees - teclado/sintetizador, percussão, vocal de apoio (2007-presente)
Matt Cortez - guitarra rítmica, violão, baixo (2007-2008)
Michael Pedicone - bateria (2010-presente)
Discografia
Ano Álbum
2002 I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love
2004 Three Cheers for Sweet Revenge
2006 The Black Parade
2010 Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys
Ao vivo
2006 Life on the Murder Scene
2008 The Black Parade Is Dead!
EPs
2002 Like Phantoms, Forever
2005 Warped Tour Bootleg Series
2007 AOL Sessions
2007 Live and Rare
2009 ¡Venganza!
2010 The Mad Gear and Missile Kid
Bem galera é isso. A banda é realmente MUUUITO foda, serio recomendo demais. As musicas deles pqp são boas demais, pra quem curtiu aqui fica o download: Aqui.